domingo, 9 de março de 2014

Vou começar este blogue com uma pequena homenagem a este casal...


Dia 12 de março de 2014 fazem 50 anos de casados.

São um casal como muitos outros, com vivências felizes e outras menos fáceis... mas hoje não interessam para aqui!
É comum vê-los aos beijinhos, abraços e cócegas, ao que ela diz:
“Está quieto Adolfo, não sejas chato!”

Também se “zangam” e ficam amuados um com o outro, altura em que se ouve: “agora vai ficar 3 dias sem o pequeno almoço na cama!”.
Sim, porque esta senhora, todos os dias leva o pequeno almoço ao marido na cama. É um mimo, é o que dizem, mas ela diz que é para ele se despachar (como desculpa de ser apanhada a mimar).

Ele, no dia da mulher, namorados, aniversário, etc, vai sempre comprar uma florinha. Às vezes solicita as filhas como cúmplices: “É para fazer uma surpresa à vossa mãe!”.

Muito diferentes em muita coisa, mas com um enorme respeito, amor e admiração um pelo outro. Ela ri-se das piadas dele e ele repete-lhe vezes sem fim , como ela é bonita!
Ela, gosta de ir até ao café (ao que chama escritório) beber o cházinho com as amigas.
Ele, acorda cedíssimo para ir para a hidroginástica, fazer caminhadas, tem aulas de cavaquinho, flauta, inglês, história local, ensaios de cantares e teatro, etc. Em casa tem as suas coleções de selos e moedas e o quintal, que lhe dá ainda uma grande trabalheira, mas também muito gosto, especialmente para receber os amigos das filhas.

Ambos são queridos por todos. É comum ter amigos a dizer-nos: “os teus pais são um espetáculo, são muitos simpáticos, são uns queridos, a tua mãe trouxe-me uns pastelinhos de nata cá a casa ou ao trabalho que souberam tão bem”

Sim, esta senhora é daquelas atenta aos outros. Daquelas que sabe que um miminho (em pastel de nata, em forma de flor, ou apenas com uma palavra, uma presença e um sorriso), fazem milagres. Mas também sabe dar espaço aos outros, sabe quando é ou não oportuno estar lá.
É a pessoa que conheço com mais capacidade de amar o próximo, incondicionalmente. Atenta e sempre a cuidar do outro, sem nunca se cansar, nunca. Mima, mima, alimenta com comida, mas também com os afetos de doces palavras.

Ele é o faz rir! Gosta de se meter com as pessoas na rua só para lhe sacar um sorriso e se não consegue diz sem papas na língua: “ainda não lhe vi os dentes hoje". E inventa palavras: "pingarelho" ou "trique-trique" para o comando da televisão; " costinha" para o saco de água quente; "simpáticos" para os guardanapos; "fruta seca" para palitos, etc. 

Este casal são os meus pais, os melhores do mundo, aqueles que me criaram, que me mimam, que me telefonam diariamente e me visitam todos os meses.
Já vivo longe deles há mais anos do que aqueles que vivi com eles. Sinto falta da presença diária deles, mas ao mesmo tempo, agradeço todos os dias a saúde que eles têm e a vida ativa que escolheram ter.
E desejo que continuem assim muitos e muitos mais anos, até porque tenho um filho que diz que quer que os avós entrem no guiness por serem as pessoas do mundo a viver mais anos. 

Saúde para eles e para nós todos é o que se quer! 
E é por isso também que quero ter este blogue, para partilhar o que tenho vindo a aprender nos últimos anos que nos pode dar mais saúde...  seja física, social ou emocionalmente, mas sempre com AMOR <3

Borboleta
(É assim que o meu pai me chama. Que a simbologia desta palavra seja bem representada neste blogue)


5 comentários:

Sílvia disse...

Muita sorte e que este teu novo projeto venha sempre tão bem temperado, e tão cheio de amor, como os cozinhados que fazes. Gosto muito de ti.

Unknown disse...

Parabéns!!!!!
Pelo blog! <3 Adorei!
Pelos teus Pais, que alegria enorme! Tive o prazer de os conhecer, e adorei!
Por ti, pela tua família. Por seres assim...tu.
:)))

Unknown disse...

Muita saude e muito carinho cheio de boas energias para os teus pais e toda a tua familia !!! bjnhoa manela

Marta ♥ Martinha disse...

Muitos parabéns minha linda!! :)
dá-lhe gás!! ***
Adorei conhecer os teus pais!!! ;)

beijinhos grandes *
marta morango *

Unknown disse...

Martinha, foste e és a minha grande inspiração. Bem hajas meu docinho de morango. Love you <3