sexta-feira, 14 de março de 2014


Hoje é dia de compras…   




No próximo domingo vamos ter um almoço no Centro Comunitário de Linda-a-Velha. Acontece uma vez por mês. A ideia é chamar pessoas a vir conhecer o que é comida macrobiótica, sem produtos de origem animal, nem laticínios, nem açúcar e maioritariamente biológicos.

A escolha dos ingredientes tem sempre uma atenção especial. Dou prioridade ao biológico, desde que seja nacional e local. Prefiro comprar os secos (cereais, sementes e leguminosas) a granel, porque sai mais barato, mas acima de tudo não levo para casa um plástico que não posso reutilizar só com 1/2 kg de feijão ou 1kg de arroz, que para mim é pouco!!!

Gosto de ir à
Brio, que vende biológico. É lá que compro sempre os secos e alguns frescos, especialmente para consumo a cru ou para fazer pickles.
Sou também cliente da
Prove, que de 15 em 15 dias me traz um cabaz surpresa com fruta e legumes criados com o amor da Sónia e Telmo, com água e sol de Sesimbra!

E sou ainda cliente da
D.Lurdes (uma mercearia ali mesmo na D.Pedro V, por cima do Minipreço). Lá encontro alguns produtos que vêm da terra dos donos e que o Sr. Alberto trata com um carinho muito especial, que me toca e sensibiliza. Gosto de saber que alguns legumes que eu compro, são tratados como delicadas flores. Ali fala-se das lindas couves, dos grelos viçosos, da abóbora, cebolas e fruta da “minha terra”. Nabos, cebola nova e beterrabas vêm com rama, como se quer. Os brócolos sempre carregadinhos de folhas maravilhosas.  E apesar de me acharem um bocadinho esquisita, respeitam-me e já sabem que não gosto que cortem o alho francês ao meio, nem que separem  a cabeça do nabo da sua rama.  E quando o fazem  por engano, parece que me dói a mim…

Acredito que estes legumes, por passarem pelas mãos do Sr. Alberto, acabam por ficar com uma riqueza nutritiva adicional e isso agrada-me. Para além de que não há nada como frequentar o pequeno comércio local. 

Sem comentários: